quinta-feira, 26 de maio de 2016

Resenha: Poirot Investiga

Título Original: Poirot Investigates
Autor: Agatha Christie
Ano de Publicação: 1924
Editora: HaperCollinsPublishers
Páginas: 265
Ano de Edição: 2001
ISBN: 9780007120703
Idioma Original: Inglês
Título em português: Poirot Investiga




Sinopse:
'Poirot investiga' reúne 11 textos em que o detetive é desafiado por enigmas de solução aparentemente impossível envolvendo joias, vingança, desaparecimentos e ganancia.


Antes de começar devo dizer que o meu livro é a versão britânica que reúne 11 histórias, diferente da versão americana publicada pela primeira vez por Dodd, Mead and Company em 1925, a qual acrescentou mais três contos: The Chocolate Box, The Veiled Lady e The Lost Mine. A versão aqui no Brasil, pelo que pude descobrir é traduzida da americana contendo as três histórias a mais. Mas aqui eu só vou falar dos 11 contos que tem no meu livro.


Como vocês puderam ver, Poirot Investiga é um livro de contos, todas as histórias são narradas pelo Hastings que ajuda Poirot em todos os casos.

The Adventure of ‘The Western Star’ (A Aventura do “Estrela do Ocidente”) – uma atriz americana recebe cartas alertando-a que seu diamante será roubado. A atriz procura Poirot e o Capitão Hastings para descobrir quem está enviando as cartas.

The Tragedy at Marsdon Manor (A Tragédia de Marsdon Manor) – Poirot é contratado por uma seguradora para investigar se a morte de um senhor que havia feito uma apólice de seguro muito alta foi morte natural, suicídio ou assassinato. Foi um dos melhores contos, o desfecho é surpreendente.

The Adventure of the Cheap Flat (A Aventura do Apartamento Barato) – um casal recém-casados amigos do Hastings aluga um apartamento muito bom por um preço muito baixo, e Poirot acha isso muito estranho e como não há nada mais interessante para fazer no momento ele começa a investigar o motivo do aluguel ser baixo.

The Mystery of Hunter’s Lodge (O Mistério de Hunter's Lodge) – Roger Havering vai ao apartamento do Poirot para contratá-lo para solucionar o assassinato de seu tio, mas Poirot está muito doente, de cama e Hastings vai sozinho a Derbyshire investigar, manda telegramas com as descobertas e Poirot resolve o caso sem sair da cama.

The Million Dollar Bond Robbery (O Roubo de Um Milhão de Dólares em Obrigações do Tesouro) – Poirot é chamado para investigar o roubo de títulos que estavam sendo levado para Nova York de navio. Todos a bordo são revistados, mas os títulos não são encontrados, só Poirot consegue descobrir como os ladrões roubaram os tais títulos.

The Adventure of the Egyptian Tomb (A Aventura da Tumba Egípcia) – Depois de algumas mortes atribuídas a uma maldição egípcia, uma mãe preocupada com a vida do filho contrata Poirot para descobrir sobre a maldição que está matando as pessoas envolvidas na escavação de uma tumba no Cairo. Poirot e Hastings embarcam ao Egito, para pesadelo de Poirot que odeia viagens de barco.

The Jewel Robbery at the Grand Metropolitan (O Roubo das Joias no Grand Metropolitan) – Capitão Hastings convida Poirot para passarem um fim de semana no Hotel Grand Metropolitian para descansarem, mas o roubo do colar de pérolas de uma senhora muito rica atrapalha os planos.

The Kidnapped Prime Minister (O Primeiro-Ministro Sequestrado) – Hastings nos conta esse caso que se passou durante a Grande Guerra (também conhecida como Primeira Guerra Mundial), o primeiro ministro inglês é sequestrado na França a caminho de uma reunião importante em Versailles sobre a guerra e Poirot tem que encontra-lo antes da reunião.

The Disappearance of Mr Davenheim (O Desaparecimento do Sr. Davenheim) – O inspetor Japp está jantando na casa do Poirot com Hastings e desafia Poirot a solucionar um caso sem sair de casa. Mr. Davenheim desapareceu de sua casa, sem deixar nenhuma pista, o cofre do escritório foi arrombado e todos os itens valiosos foram levados. Poirot aceita o desafio.

The Adventure of the Italian Nobleman (A Aventura do Nobre Italiano) – Poirot e Hastings estão visitando um dos seus vizinhos, o médico Dr. Hawker, quando este recebe um telefone de um paciente, o Conde Foscatini dizendo que está sendo assassinado. Os três vão ao apartamento do conde e o encontram já morto, Poirot rapidamente descobre o assassino. Foi o pior conto deste livro, muito confuso e corrido.

The Case of the Missing Will (O Caso do Testamento Desaparecido) – Miss Violet Marsh é a única sobrinha do milionário Andrew Marsh que a criou com todo conforto e riqueza, mas para desespero do tio, a sobrinha era inteligente e não queria o destino das mulheres (casar, cuidar da casa e não pensar). Os dois brigam e quando este morre deixa um testamento diferente, se a sobrinha provar que está certa, ela receberá todo o dinheiro, caso contrário tudo vai para instituições. Violet usando de sua esperteza contrata Poirot para ajuda-la a encontrar o testamento em que o tio deixa tudo para ela. Um conto bem leve e descontraído.


Todos os contos são bem curtos tornando a leitura agradável e rápida. Mas eu não sei se o problema é comigo, as histórias curtas da Agatha Christie não me encantam tanto quanto os romances. Talvez seja pela rapidez com que tudo é descoberto, gosto de histórias com vários quebra-cabeças, suspense e reviravoltas que os livros da autora trazem. Apesar disso, ler Agatha Christie é sempre uma leitura boa e recomendo.

Mais um livro lido para o Projeto Poirot - Agatha Christie.




Nenhum comentário:

Postar um comentário